quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

DEPARTAMENTO DE ARBITRAGEM – NOTA OFICIAL 01/2012

PICT1252 Natal/RN, 26 de janeiro de 2012.
Departamento de Arbitragem da FNA
Prezados árbitros,
Tendo sido convidado para permanecer a frente do Departamento de Arbitragem da FNA pela nova presidenta eleita, a desportista Magnólia Figueirêdo, me sinto na obrigação de fazer um breve pronunciamento de agradecimento ao seu antecessor, o Prof. José dos Santos Figueirêdo.
Conheço o professor Figueirêdo desde o início dos anos 80 quando ia ao parque de vaquejada em Currais Novos para vê-lo treinar uma geração de atletas abnegados e que não impunham limites para que se desenvolvessem e bem representassem o nosso RN nas pistas brasileiras.
Neste cenário, lembro como se fosse hoje dos tiros de velocidade na estrada de barro onde passavam os carros (a nuvem de poeira subia e eu ficava na expectativa de vê-los ao final, onde o jovem técnico os aguardava para registrar o tempo oficial), dos treinos de barreiras e, principalmente, dos treinos de saltos verticais, onde não existia colchões, porém ele ajudou a conquistar resutados expressivos a nível nacional.
Jamais esquecerei da sua presença e das suas palavras no Estádio de Futebol de Currais Novos  em 1985, quando conquistei a minha primeira medalha do atletismo.  Naquela época representava a escola Educandário Jesus Menino e acabará de vencer os 60m rasos da categoria mirim dos jogos escolares municipais o que rendeu a rica possibilidade de falar pessoalmente com você e Magnólia, como também, passar a receber os seus treinos nos anos seguintes que me levaram ao antigo JEB’S em São Luís (medalha de bronze no revezamento 4x100m rasos) e as finais do Campeonato Brasileiro de Menores/88 – São Paulo – 200m e 400m rasos (primeira viagem de avião – O pai de Getulinho era o presidente da FNA e nos enviou pela FAB).
Pois bem, o tempo passou, continuamos a nossa amizade  e  a minha admiração pela modalidade e pelo trabalho que você desenvolvia só aumentava e me levou a escolha do curso de Educação Física/UFRN, a qual comemorei a aprovação no vestibular de 1989, com 17 (dezessete anos).
Fiz o Curso Básico de Arbitragem em Atletismo com o Prof. Martinho, no mesmo ano que você assumiu a FNA em função da morte do Sr. Getúlio e já em 1999 fui convidado para ser o seu Diretor de Arbitragem, que com muita satisfação e prontamente aceitei.
Nos anos seguintes sugeri o nome do amigo Batista para compor a vice-direção do Departamento de Arbitragem da FNA, a qual foi aceita e desde então, como irmãos, construimos uma equipe de trabalho que muito me orgulha de fazer parte.
Pois bem, neste momento que o amigo deixa a presidência da FNA, todavia, jamais o Atletismo que se constitui na  sua própria essência, quero que  saiba da gratidão que a arbitragem do RN possui pelo seu trabalho e pela sua principal característica como dirigente, qual seja: a imparcialidade e a não interferência no trabalho da arbitragem, mesmo quando cometíamos as nossas humanas falhas.
Caro amigo, tenha certeza que não esquecemos que pela contribuição do seu trabalho uma geração de novos técnicos foi edificada e que os resultados olímpicos, internacionais e nacionais alcançados pelos atletas do RN na sua gestão, certamente têm uma parcela significativa do seu empenho, conhecimento e dedicação.
Por fim, neste momento em que o amigo deixa a presidência da FNA e passa a dedicar-se de forma mais exclusiva ao projeto olímpico, saiba que o compromisso permanece intacto e a arbitragem do RN continuará a aperfeiçoar-se e a torcer para que você alcance os sonhos de técnico que almeja.
Um grande abraço e boa sorte,
Allan de Medeiros Pinheiro – Diretor de Arbitragem da FNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário