quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Aos 91 anos, dona de casa vira estrela entre corredores de Aracaju

Maria Lúcia começou a correr após ordem médica. 'Nunca pensei que na minha idade seria atleta, mas deveria ter começado antes', afirma

Por João Áquila Aracaju
Corredora Maria Lúcia, volta de aracaju (Foto: João Aquila / GLOBOESPORTE.COM)Maria Lúcia ergue um dos troféus conquistados
(Foto: João Aquila / GLOBOESPORTE.COM)
Qual a idade ideal para se começar a praticar um esporte? Muitos quarentões, cinquentões alegam estarem velhos para abandonar o sedentarismo. Mas uma senhora em Aracaju dá o exemplo e prova que nunca é tarde para começar a cuidar da saúde.

Dona Maria Lúcia, até os 90 anos de idade, se ocupava apenas com as tarefas domésticas. Lavar, passar, cozinhar...esses eram seus exercícios do dia a dia. Mas uma recomendação médica a fez mudar de hábitos. Para melhorar a saúde, a orientação foi a prática da caminhada. Mas a senhora resolveu acelerar os passos e investiu nas corridas de rua.
Hoje, o calçadão do bairro 13 de Julho, na zona sul da capital sergipana, é o centro de treinamentos de dona de casa de 91 anos. A energia impressiona. Enquanto treina para diversas corridas em Sergipe, o filho pede para ela diminuir o ritmo. Mas só os fãs conseguem pará-la, em geral para tirar foto com a vovó corredora.
Eu nunca pensei que na minha idade seria atleta. Hoje sei que deveria ter começado antes"
Maria Lúcia
- Eu até comecei a fazer caminhada. Mas o meu filho foi além e me inscreveu em uma corrida. Logo na primeira prova, venci na minha categoria (Melhor Idade). A partir de então tomei gosto. Eu nunca pensei que na minha idade seria atleta, hoje sei que deveria ter começado antes - explica Maria Lúcia.
O estrelato como atleta ainda é novidade para a aposentada, mas ela já leva a sério o esporte. Desde que começou a correr, há um ano, iniciou uma maratona por medalhas, troféus e muitos pedidos por fotos. Dona Maria Lúcia atende a todos sempre com um conselho: 'corram comigo, meus filhos!'.
Nos primeiros doze meses como atleta, ela já participou de cinco corridas e se prepara para mais três: a Corrida dos Quarentões, a Volta de Aracaju e a Corrida de Nossa Senhora do Socorro, sendo esta a que marcou sua estreia no ano passado. Mas ela tem um carinho especial pela prova da capital, que acontece no dia 15 de novembro.
Corredora Maria Lúcia, volta de aracaju (Foto: João Aquila / GLOBOESPORTE.COM)Maria Lúcia treina para a Volta de Aracaju
(Foto: João Aquila / GLOBOESPORTE.COM)
- A Volta de Aracaju fez muita gente deixar o sedentarismo. Confesso que estou ansiosa para o dia chegar, pois via na televisão e nem me imaginava estar no meio de tanta gente. Vou correr nos cinco quilômetros, e todo o meu esforço será para chegar em primero na minha categoria.
O filho que a inscreveu para a Corrida de Socorro, Gilton José Moura, corre em outra categoria. Não dava para dona Maria ficar sozinha no meio de tanta gente, foi então que ela tirou Valdelino José de Moura do sofá, seu filho mais novo.
- Não dá para acompanhar o ritmo de Gilton, ele corre muito. O Valdelino vai comigo para me apoiar, ficar comigo e se exercitar também. Sou corredora, só que não sou nova. Preciso fazer meus exercícios, mas sem ultrapassar meus limites - conta a corredora.
Assista ao lado a entrevista de Dona Maria Lúcia ao Globo Esporte SE sobre sua preparação para a Corrida do Médico
Enquanto as provas se aproximam, ela treina. Enquanto treina, aumenta o número de fotos que tira com os seus fãs. Enquanto é paparicada, dá o seu recado aos que preferem assistir corridas na televisão.
- Aconselho as pessoas idosas, como eu, a sair do sedentarismo. Ninguém conquista nada sentada, sem fazer esforço. Somos velhos, e é nesta fase que precisamos nos mexer. Os jovens precisam entender isso também. Não se pode deixar as coisas para o futuro. A hora de andar, correr e fazer a história é agora.
Corredora Maria Lúcia, volta de aracaju (Foto: João Aquila / GLOBOESPORTE.COM)Dona Maria Lúcia é tietada pelos fãs durante o treino (Foto: João Aquila / GLOBOESPORTE.COM)
Volta de Aracaju
A 4ª edição da Volta de Aracaju terá a largada e chegada no Parque Augusto Franco. Este ano, a novidade é que serão dois percursos, um de 5 e outro de 10 quilômetros.
Os atletas já podem fazer suas inscrições no GLOBOESPORTE.COM/SE,

Nenhum comentário:

Postar um comentário