segunda-feira, 5 de março de 2012

A Supermaratona foi dos veteranos


Galeria de fotos

Foto: Fabio Dutra

P. Silva, do Cruzeiro de Belo Horizonte, garantiu o tetra da Supermaratona
Foto: Fabio Dutra
A Supermaratona foi dos veteranos
O atleta do Cruzeiro de Belo Horizonte, bate recorde  o P. Silva, de Macaiba/RN, garantiu o tetra da Supermaratona
A maior surpresa na Supermaratona Cidade do Rio Grande não veio do pódio e, sim, do trajeto percorrido pelos atletas.
Após a largada em frente à Sociedade Amigos do Cassino (SAC) e antes de entrar no percurso, os corredores deveriam realizar o retorno na avenida Atlântica, o que não aconteceu. O pelotão da frente seguiu adiante, deixando para traz os batedores e aqueles que estavam trabalhando na cobertura do evento, gerando muita correria e havendo a necessidade de compensação dessa volta no final. Depois disto, poucas novidades.
A décima nona edição foi fechada com sucesso. Foram mais de 600 participantes entre 50km/10km/5km e Maratoninha, que correram sob uma temperatura que esteve em torno dos 25º.
A primeira largada aconteceu às 7h. Esta era a prova mais esperada, nela, os grandes nomes vindos de diversas cidades do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre, Caxias e Bagé, e também de outros estados, a exemplo de Minas Gerais, Sergipe, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. No naipe masculino, a disputa foi emocionante, havendo por diversos momentos o confronto direto pela liderança. Porém, no pelotão de elite, sempre há a presença de um grande favorito: o campeão de 2011. José Pereira da Silva ou simplesmente P. Silva, de Cruzeiro de Belo Horizonte, foi autor de uma trajetória brilhante, o que lhe garantiu o tetra na Supermaratona com o tempo de 2h53min. Em diversos momentos orientados pelo seu técnico, ele foi um dos que avaliaram de maneira positiva a mudança no trajeto: “Foi algo que não estava programado, mas vejo como um ponto a favor, já que isto possibilita uma disputa mais acirrada nos metros finais do percurso”, avaliou.
Entre as mulheres, a grande vitória foi de uma “veterana” na prova, Maria dos Remédios Castro. A atleta de Santos venceu com o tempo 3h51min, em uma participação espetacular, em que ocupou a liderança da prova do começo ao fim, embora ela tenha admitido que chegou a sentir a vitória ameaçada: “Eu sabia que quem estava próximo era uma grande corredora (Clarice Santos –NH) e muito experiente. Pensei que tudo só seria decidido na reta final”, explicou. Para quem pode acompanhar a chegada, Maria encantou a todos pelo sorriso aberto e pela disposição com que chegou para comemorar a nova conquista.
E para quem esperava ver no pelotão de elite o rio-grandino Lucimar Velleda, acabou tendo uma surpresa. O quinto lugar obtido no ano passado seria a marca para a superação. Porém uma lesão durante os últimos treinos tirou o corredor da disputa, que nem chegou a largar. Sem Velleda, Rio Grande teve como melhores colocados Rogério Lorenzo Martins, que já experimentou em 1994 (ano da primeira edição) o gostinho da vitória), e Marcos Nunes, também já conhecedor da prova.
Nas demais modalidades, a Associação dos Corredores de Rua do Rio Grande (Acorrg) e a Prefeitura Municipal, organizadores do evento, também comemoraram o sucesso.

 Por Meilene Fontes

50km
Masculino
1º José Pereira da Silva (Belo Horizonte)
2º André Aparecido Ferreira (Belo horizonte)
3º Fernando Beserra da Silva (São Paulo)
4º César Francisco da Silva (Brasília)
5º Manoel Gonçalves de Oliveira (Belém)
Feminino
1º Maria dos Remédios Castro (São Paulo)
2º Eliete Teodoro de Morais (Brasília)
3º Clarice da Luz Santos (Novo Hamburgo)
4º Liliane Pereira D’Elia (Viamão)
5º Maria José Tomaz Aquino (Guarujá)

10km
1º Marcelo de Jesus Costa
2º Luciano Paz Machado
3º Jorge Teixeira da Costa
5km
1º Gabriel Dias Nobre
2º Gérson Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário