segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Supermaiôs chegam ao atletismo prometendo tempos mais baixos

Dois anos após a proibição de trajes especiais na natação, fornecedora disponibiliza novidade que promete reduzir marca dos 100m em 23 milésimos

Por GLOBOESPORTE.COM Nova York, EUA
Supermaiôs atletismo Nike  (Foto: Divulgação / Site Oficial)Depois da natação, supermaiôs chegam ao
atletismo (Foto: Divulgação / Site Oficial)
Na busca por recordes de velocidade nas pistas de atletismo, os projetistas de uniformes esportivos inovam mais uma vez. Um traje lançado nesta semana em Nova York promete baixar os tempos cumpridos pelos atletas nas provas curtas, como os 100m e os 200m rasos: um supermaiô, similar aos que foram usados até 2010 pelos nadadores e acabaram banidos das piscinas.
Batizado como Pro TurboSpeed, o uniforme produzido pela Nike tem a superfície porosa e é considerado pela marca como “o traje de corrida mais rápido e mais leve já construído” pela empresa. Feito de poliéster, cada modelo é confeccionado com aproximadamente 82% de material reciclado, usando uma média de treze garrafas plásticas recicladas. O desenvolvimento do projeto contou com dados obtidos em mais de 1000 horas de testes em túneis de vento, como os usados pelas equipes de Fórmula 1 para refinar a parte aerodinâmica de seus carros. A promessa do fabricante é e um ganho de 0s023 a cada 100 metros em relação aos uniformes anteriores.
Supermaiôs atletismo Nike  (Foto: Divulgação / Site Oficial)Detalhe do traje (Foto: Divulgação / Site Oficial)
A nova tecnologia será usada por atletas dos Estados Unidos, Rússia, Alemanha e China para competições internacionais por equipes, e adotada pelos atletas patrocinados pela marca em provas individuais a partir de abril. A diferença em relação aos maiôs de alta performance usados pelos nadadores até 2010 é que, desta vez, o traje não será posto à venda. Isso significa que Usian Bolt, o homem mais rápido do mundo, não poderá sequer treinar com um exemplar da nova roupa, já que é patrocinado pela Puma, um dos principais concorrentes na Nike.
Por conta das marcas impressionantes alcançadas pelos atletas nas provas de natação, a Federação Internacional proibiu o uso do artefato, o que leva a polêmica também para as pistas de atletismo. O ganho de performance provocado pelo uso de trajes especiais divide opiniões entre atletas e especialistas. Ainda não há informações se o novo uniforme foi aprovado previamente pela entidade máxima do atletismo mundial.
Supermaiôs atletismo Nike uniforme Russia (Foto: Divulgação / Site Oficial)Equipe russa usará o supermaiô nas competições internacionais (Foto: Divulgação / Site Oficial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário