quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CARTA DE AGRADECIMENTO

PICT1739
Natal, 25 de janeiro de 2012.
Aos meus amigos do Atletismo.
Assumi a presidência da FNA em 27 de julho de 1998 após a morte do Sr. Getúlio Lopes de Araújo que dirigia a FNA desde 1988. Foi um momento crítico em que não encontramos pessoas do nosso meio com interesse e com tempo disponível para a tarefa.
Dirigir uma Federação Esportiva é um trabalho diário de fazer contatos, montar uma equipe, motivar pessoas, agendar encontros, participar de reuniões, etc. Tudo isso deve ser feito em horários que nem sempre são os mais convenientes e você tem que continuar com a sua vida pessoal e profissional paralela, já que a Diretoria não é remunerada. Não há muitos dispostos a realizar tal trabalho nas condições que se apresentam. É coisa para abnegados.
Nesses treze anos e seis meses dirigindo a FNA pude acompanhar o trabalho de muitos treinadores, árbitros e atletas que deram o máximo de si para que o nosso Estado pudesse atingir o nível técnico que temos hoje. Creio que todos deram o máximo de si e estão de parabéns.
Tivemos a sorte de ter a nossa Pista Sintética construída no mesmo ano da nossa posse e a mesma foi entregue pelo Governador Garibaldi Filho e pelo Secretário de Educação e Desportos, Prof. Luiz Eduardo Carneiro, para que a FNA se encarregasse de coordenar a sua utilização. A Pista Sintética foi o local das nossas principais competições desde então e sempre esteve disponível para os treinamentos dos atletas. Ela nos proporcionou um salto de qualidade em nosso Atletismo.
Muitos atletas se destacaram nesse tempo e muitas foram as nossas vitórias em eventos regionais, nacionais e internacionais. Hoje é comum a presença de norte-rio-grandenses integrando equipes nacionais, quer seja como atletas, treinadores, árbitros ou dirigentes. Alguns tiveram participação em Campeonatos Sul-americanos, Ibero-americanos, Pan-americanos, Mundiais e Olimpíadas. Considero brilhante a participação de todos e os parabenizo.
Na parte técnica, a bem da verdade, sempre tivemos atletas que se destacaram durante certo tempo e com muito brilho. No entanto, a partir de 2009 passamos a obter resultados por equipe de destaque em campeonatos brasileiros de seleções, algo que não havia ocorrido até então. Desde aquele ano o nosso Estado tem sido um dos seis primeiros em campeonatos de menores, juvenis e sub 23, tendo no ano passado obtido o Vice-campeonato no Brasileiro de Juvenis, onde conquistamos 10 medalhas tendo levado somente 13 atletas. Não é pouco para as condições em que os treinadores trabalham aqui. Quero que saibam do quanto me orgulho do trabalho dos nossos treinadores e que eles são um exemplo para mim.
Muitos companheiros estiveram conosco no trabalho diário da FNA durante este tempo. Não seria possível nominar a todos, pois são inúmeros, mas gostaria que Allan soubesse que para mim foi um orgulho e um privilégio tê-lo dirigindo a nossa arbitragem juntamente com Batista. Gostaria que vocês levassem a todos, antigos ou mais recentes, o meu agradecimento. Quero que saibam do quanto me orgulho do trabalho de vocês e de toda nossa arbitragem.
Durante todos esses anos procuramos estar em harmonia com a CBAt e seguir as suas orientações, diretrizes e normas. A CBAt tem feito um magnífico trabalho de organização do atletismo brasileiro em parceria com a CAIXA, o que permitiu a grande evolução técnica dos nossos resultados em eventos nacionais e internacionais. A FNA beneficiou-se dos programas desenvolvidos pela CBAt e eu gostaria de expressar o meu agradecimento a ela, a nossa entidade-mãe. Agradeço ao Prof. Martinho e a sua equipe pelo muito que nos ensinou e pela parceria durante todos esses anos.
Aos meus companheiros de chapa desde o primeiro momento Othon, Orismar, Fernando Nesi, Jamilson, Machado, Clovis Gomes e Gilberto Coronado, o meu respeito e agradecimento pelo apoio durante todo esse tempo.
Ao Presidente Gesta gostaria de expressar a minha gratidão por todos os ensinamentos que me transmitiu nesses anos. Nas oportunidades em que estivemos juntos aprendi muito com ele, com a sua calma, coragem, paciência, firmeza e equilíbrio. Aprendi com ele a valorizar a amizade e a lealdade como valores fundamentais nas pessoas. Admiro nele, especialmente, a sua enorme capacidade de lidar com as pessoas, e confesso que as lições que tive em seu convívio me tornaram um sujeito melhor e me serão úteis para toda a vida. Agradeço por tudo que me ensinou e por sua amizade.
Gostaria de expressar a minha gratidão a Magnólia que esteve comigo desde o primeiro momento e fez um enorme esforço para regularizar a FNA. Durante sete anos não tínhamos sequer conta bancária o que nos causava situações embaraçosas, constrangedoras. Além disso, organizou a parte administrativa e financeira da FNA que agora é uma entidade totalmente adimplente. Quando estivemos prestando serviços a UnP, Magnólia aprovou um projeto de apoio aos atletas de atletismo com bolsas de estudo (depois estendido a outras modalidades) que permitiu a dezenas de atletas pobres a realização do sonho de ter a sua formação profissional de nível superior. Esse projeto nos deu uma enorme alegria. Magnólia sempre poderá contar comigo para o que precisar. Qualquer coisa.
Magnólia assume a FNA com experiência de vida como atleta, bom relacionamento com os atletas, treinadores, árbitros, dirigentes, daqui e de outros estados, com a sociedade norte-rio-grandense, com a CBAt, Ministério do Esporte, que lhe darão suporte para desempenhar bem o que se espera dela. Ela assume também com uma enorme vontade de fazer e o apoio da esmagadora maioria do atletismo do nosso Estado, apoio demonstrado na eleição da sua chapa pelos votos dos Clubes: Carcará, CAP, AABB de Currais Novos, CAUPV, ADESC de Serra Caiada, Liga de Goianinha, SESI, CENEVES, CARN e Caicó. A administração dela e de Carlos será um sucesso, não tenho dúvidas.
Deixo a Presidência da FNA com a sensação do dever cumprido e em paz com a minha consciência. No entanto, não me afastarei do atletismo. Continuarei a fazer o meu trabalho de treinador, que, aliás, nunca deixei de fazer e estarei sempre à disposição dos meus amigos para o que precisarem.
Um abraço a todos.
José dos Santos Figueirêdo.

Fonte. FNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário