terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Atleta mirim e pai coruja provam que
a corrida não é só para gente grande

Vc na corrida: Larissa Silva, de 5 anos, segue os passos do pai, o paulista José Fernando, de 29 anos, e disputa prova pela primeira vez no Pacaembu

Por Paula Gabrielle Rio de Janeiro
Quando José Fernando, paulista de 29 anos, saía para competir ou treinar, Larissa Silva, sua filha de 5 anos, sempre pedia para ir junto. Ele explicava que os percursos eram muito longos para a idade da menina, mas não adiantava, ela insistia. A vontade de correr era tanta que a pequena começou a aquecer e alongar com o pai.
vc na corrida (Foto: Divulgação)José Fernando acompanhou a filha em sua primeira prova de corrida  (Foto: Divulgação)
- Fiquei comovido com sua disposição e a prometi que assim que tivesse um evento para crianças eu a levaria. Ela ficou tão empolgada que ficava correndo todos os dias no quintal de casa e me dizia: “Olha, papai, tô correndo bem forte”. Quando começaram as inscrições do Circuitinho 2011, com provas destinadas a crianças de seis a dez anos, no Pacaembu, logo fiz sua inscrição - contou o pai.
José fernando corre há apenas dez meses e já conseguiu transmitir os benefícios da corrida para Larissa, que parece ter se apaixonado pelo esporte. Ao terminar em segundo lugar, na categoria cinco anos, e completar sua primeira disputa, a atletinha só quis saber de conquistar a próxima medalha.
vc na corrida (Foto: Divulgação)A menina mostra seu kit encantada como clima da
prova (Foto: Divulgação)
- Ela ficou muito eufórica, falando: “Mamãe, papai, vocês viram? Eu ganhei”. Ficou muito feliz. Ela não sossegou nesse dia! Queria mostrar sua medalha e explicar como foi sua primeira corrida pra quem ela via pela frente. E, desde então, ela fica me perguntando quando vai ser sua próxima corrida - falou José, orgulhoso.
A profissional de Educação Física Juliana Velasquez, de 25 anos, é atleta desde os três anos de idade. Atualmente, é judoca, mas já praticou natação e esportes coletivos como vôlei. Por ser profissional e atleta desde criança, ela pôde informar como é a preparação dos corredores mirins.
-  A atividade tem que ser feita de maneira bem lúdica, isto é, não forçar a criança a participar de competições e fazer dos treinos uma grande obrigação. A pessoa responsável tem que inventar brincadeiras para que se torne uma experiência divertida. Ela tem que gostar do que está fazendo para descobrir o prazer na prática - disse Juliana.
A personal completou a informação falando sobre a alimentação e o treinamento das crianças praticantes do esporte:
- Não existe treinamento específico e nem alimentação específica para crianças, elas têm que comer de tudo. Amigos meus nutricionistas e especializados em fisiologia no esporte, estudo das funções mecânicas, físicas e bioquímicas do corpo, confirmaram isso comigo.
vc na corrida (Foto: Divulgação)Larissa já que saber das próximas competições (Foto: Divulgação)
Ansioso para acompanhar a menina nas próximas corridas, José Fernando não poupou palavras para descrever o que sentiu no dia. O pai, coruja, ainda prometeu que a levará a outras.
- A emoção que tive ao completar minha primeira corrida foi algo espetacular, mas nada se compara ao que senti ao ver minha princesa cruzar a linha de chegada. Ver aquela alegria, disposição e felicidade no rostinho dela foi algo realmente mágico. Eu e minha esposa ficamos com cara de bobo - concluiu José Fernando.
Fonte. globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário