sábado, 21 de janeiro de 2012

20/01/2012 16h09 - Atualizado em 21/01/2012 12h30

Atletas homenageiam padroeiro do Rio de Janeiro com corrida no Aterro

Em dia de feriado, sol e calor, 8 mil pessoas participaram da São Sebastião

Por Paula Gabrielle Rio de Janeiro
Verão, calor, sol forte e pessoas bonitas. Logo vem à cabeça uma ida à praia. Certo? Errado! Pelo menos para os 8.000 corredores que estavam presentes na Corrida de São Sebastião, na manhã dessa sexta-feira, em um dos cartões postais do Rio de Janeiro, o Aterro do Flamengo. Com o céu claro e sem nuvens, os atletas resolveram homenagear o santo padroeiro da cidade, já às 8h, indo à pista para disputar os 5km e os 10km da prova, mas tudo na paz, como deve ser.
Corrida de São Sebastião (Foto: Celso Pupo / Ag. Estado)Largada da Corrida de São Sebastião no Aterro do Flamengo (Foto: Celso Pupo / Ag. Estado)
Abrindo o calendário de corrida de rua, no Rio de Janeiro, a disputa teve participação de atletas brasileiros da elite, mas os quenianos que dominaram o topo do pódio. No masculino, representando o Quênia, Joseph Kachapin foi o primeiro colocado, seguido dos brasileiros Gilmar Silvestre; Cosme de Souza, que ficou em terceiro; Robson Pereira, em quarto; e Giovani dos Santos, em quinto. No feminino, a primeira colocação foi da queniana Elizabeth Rumokol, logo depois chegou Jackeline Juma, da Tanzânia; a queniana Nelly Jepkurui, em terceiro; a brasileira Maria Zeferina, em quarto; e, finalizando na quinta posição, a boliviana Vianca Zeballos.
gilmar corrida de rua 1200 (Foto: Paula Gabrielle/Globoesporte.com)Gilmar garantiu a segunda colocação
(Foto: Paula Gabrielle/Globoesporte.com)
- O resultado foi bom. Aqui está muito quente, mas eu estou feliz com o meu resultado. A São Sebastião é uma prova boa e tradicional, os melhores corredores já passaram por aqui e fico feliz por ter conquistado o segundo lugar - disse Gilmar Silvestre.
Quem também destacou a alta temperatura que fez nesta manhã, quase 30 graus às 7h30, foi Cosme de Souza. Em terceiro lugar na prova, o nordestino gosta do verão e disse ao GLOBOESPORTE.COM que para encarar a estação tem que estar bem treinado.
- Eu gosto de calor e acho o clima agradável. Fui o terceiro, mas espero que no próximo ano eu possa melhorar a minha colocação e melhorar minha marca. Quase todo mundo faz um bom treinamento para essa prova. Se você faz uma boa prova de São Sebastião, você vai correr bem 2012. Fui bem e farei um bom trabalho esse ano.
corrida de rua ciqueira (Foto: Paula Gabrielle/Globoesporte.com)Ciqueira, irmão do criador da prova
(Foto: Paula Gabrielle/Globoesporte.com)
O irmão do criador da prova também estava prestigiando a edição de 2012. José Carlos Ciqueira, de 60 anos, corre há 22 anos. O comerciário acorda todos os dias às 3h30 para trabalhar, volta para casa às 20h30 e vai para rua treinar.
- A prova é excelente! Foi criada pelo meu irmão, Coronel Rabelo, e pela Polícia Militar. Ele passou para terceiros e hoje está esse mundo maravilhoso, sempre evoluindo. Ela é uma corrida dez, principalmente porque prestigia os corredores. A largada é contagiante e emocionante. Os corredores são fantásticos, independentemente das faixas etárias. O astral é maravilhoso - falou Ciqueira.
Enquanto a maioria das pessoas corria por performance, José Geraldo da silva, de 51 anos, montador de máquinas, estava lá com o intuito de defender o verde. Vestido de árvore, José, que corre há 12 anos, é de Minas Gerais, mas se considera do Rio de Janeiro por morar na cidade há 34 anos.
– Eu me visto assim em todas as corridas por amor à natureza. Resolvi fazer essa homenagem ao patrimônio da sociedade. Uni isso à corrida por fazer bem a saúde. Também quis mostrar a irreverência e o bom humor do povo carioca - contou José.
  •  
árvore corrida de rua (Foto: Paula Gabrielle/Globoesporte.com)José Geraldo da Silva se vestiu de árvore por amor à natureza (Foto: Paula Gabrielle/Globoesporte.com)
Com a bênção do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, os corredores voltaram para suas casas com medalha no peito e prontos para a marotana de treinos que têm pela frente em 2012.
- São Sebastião é o atleta da fé. Parabenizo os atletas que estão unidos à fé e ao esporte. Abençoo todos que estiveram aqui presentes - concluiu o Arcebispo.
Resultados
Masculino 10km
1º) Joseph Kachapin (Quênia) - 29m08s
2º) Gilmar Silvestre (Brasil) - 29m39s
3º) Cosme de Souza (Brasil) - 29m49s
4º) Robson Pereira (Brasil)
5º) Giovani dos Santos (Brasil)
Feminino 10km
1º) Elizabeth Rumokol (Quênia) - 34m01s
2º) Jackeline Juma (Tanzânia) - 34m41s
3º) Nelly Jepkurui (Quênia) - 35m20s
4º) Maria Zeferina (Brasil)
5º) Vianca Zeballos (Bolívia)
Masculino 5km - todos brasileiros
1º) Paulo Machado - 15m26s
2º) Adair dos Santos - 15m32a
3º) José Frazão - 15m41s
Feminino 5km - todas brasileiras
1º) Jéssica Soares - 19m12m
2º) Andréa Melo - 19m31s
3º) Tereza Costa e Silva - 19m42s

Nenhum comentário:

Postar um comentário