quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Governo corta verba, e RN perde 70 atletas para Olimpíadas Escolares

Rio Grande do Norte classificou 190 atletas para a competição que será realizada em Cuiabá, mas governo só tem recursos para bancar ida de 120

Por Tiago Menezes Natal
Comente agora
Joacy Bastos, secretário de Estado de Esporte e Lazer do RN (Foto: Demis Roussos/Divulgação)Joacy Bastos alega que governo não tem recursos
(Foto: Demis Roussos/Divulgação)
As Olimpíadas Escolares 2012 para atletas entre 15 e 17 anos serão disputadas entre os dias 25 de novembro a 8 de dezembro, em Cuiabá. Com 190 estudantes classificados para a competição em diversas modalidades, a delegação do Rio Grande do Norte pode ser obrigada a embarcar para a capital do Mato Grosso com 119 representantes. O motivo para tal situação seria a ausência de recursos por parte do Governo do Estado, responsável por custear as despesas dos potiguares.
A denúncia partiu de alguns professores de escolas públicas e privadas classificadas para a disputa. Segundo eles, a decisão do executivo estadual revoltou treinadores e atletas.
- Os atletas estavam motivados, só esperando a hora do embarque, e agora foram surpreendidos com essa notícia. O governo alega falta de dinheiro, mas é difícil acreditar nessa versão. Há um bom tempo eles já tinham a lista de classificados em mãos, e somente agora informaram que vão cortar 71 estudantes. Lamentável - disse Francileide "Pequena", professora de vôlei do colégio Henrique Castriciano.
De acordo com Pequena, faltou "jogo de cintura" ao Governo do Estado. Segundo ela, a notícia já provocou a ira até dos pais dos estudantes.
- O pai de uma menina da minha equipe ficou revoltado com a possibilidade da filha dele ficar de fora dos jogos. E eu acabo ficando numa situação muito complicada como professora. Com que cara eu vou olhar para as minhas atletas e dizer que, apesar do esforço de todas para conquistar a vaga, uma delas terá de ficar em Natal? - lamentou.
Titular da Secretaria do Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), o secretário Joacy Bastos se defendeu das acusações.
- Não é uma opção de nós pagarmos ou não a viagem dos atletas. Nós temos um limite de verba para investir nisso, e caso esse limite seja ultrapassado, os cortes passam a ser necessários. Os preços das passagens de avião mudam o tempo todo, e no momento nós não podemos bancar 190 pessoas - destacou.
Questionado se seria injusto cortar atletas que conquistaram a classificação de forma legítima, o secretário negou.
- Não acho que seja injusto. Se não dá para ir todo mundo, não vai - disse.
Os cortes devem afetar todas as modalidades. Nos esportes coletivos, por exemplo, serão retirados dois integrantes de cada equipe. Já nos esportes individuais, a medida pode deixar até 50% dos estudantes fora dos jogos. Treinadores e chefes de delegação também podem ser retirados da comitiva potiguar. Algumas escolas privadas, porém, já se articulam para viabilizar o embarque de todos os seus atletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário