quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Potiguar de 17 anos supera lesão e
vai a Sul-Americano de Atletismo

Vice-campeã da seletiva em Maringá (PR), Amanda Carvalho, de 17 anos, participa de uma competição internacional pela primeira vez e 'sonha' alto

Por Jocaff Souza Natal
Comente agora
Amanda Carvalho conquista vice-campeonato do Campeonato Brasileiro de Menores de Atletismo (Foto: Marcos Winicius/CBAt)Amanda conquistou o prata na Marcha Atlética, no
Brasileiro de Menores (Foto: Marcos Winicius/CBAt)
Amanda Carvalho, de 17 anos, vai representar o Rio Grande do Norte no 21º Campeonato Sul-Americano de Atletismo de Menores. A competição será realizada neste fim de semana, na cidade de Mendoza, na Argentina. A vaga foi conquistada com o vice-campeonato na marcha atlética, durante a 37ª edição do Campeonato Brasileiro de Menores, realizado nos dias 13 e 14 deste mês, na cidade de Maringá (PR).
Em São Paulo, antes do embarque para a Argentina, Amanda concedeu entrevista ao GLOBOESPORTE.COM. A atleta pratica a marcha atlética há sete anos e conta que nunca havia participado de uma competição internacional.
- Estou ansiosa para essa competição. É minha primeira participação fora do país e acho que a concorrência vai ser grande. Mas vou em busca da medalha de ouro - falou Amanda.
A conquista da vaga trouxe um incentivo a mais para a marchadora, que passou mais de uma ano sem treinar, devido a uma sequência de lesões.
- Ano passado, tive minha primeira lesão no quadril. Me recuperei, mas não conseguia treinar normalmente. Voltei esse ano e senti novamente a lesão. Fiquei mais quatro meses parada, até participar da competição em Maringá, que era seletiva para a Argentina e consegui a vaga - explica a atleta.
O campeonato será o último desse ano para Amanda e os planos para o próximo 2013 ainda são incertos. Mas ela conta que vai se correr atrás de outro prêmio: o vestibular.
- Pretendo me dedicar mais aos estudos. Já pensei em fazer vestibular para o curso de Fisioterapia, mas depois achei mais interessante o de Administração… Agora estou em dúvida. Ainda tenho um 'tempinho' para decidir e não sei como ficará a marcha atlética nessa confusão - declara.
Com essa incerteza pela frente, Amanda ainda sonha com outras competições, e vê com bons olhos as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
- Todo atleta sonha um dia em disputar uma Olimpíada. Até lá, ainda tem muita coisa para acontecer, mas quem sabe… - finaliza Amanda.
O esporte
A marcha atlética tem origem nas competições de caminhada durante os séculos XVII a XIX. É uma das várias modalidades do atletismo contemporâneo e o principal ponto do esporte é a "requebrada" que os atletas precisam executar para realizar, de forma correta, o movimento da caminhada.
Durante toda a prova, os marchadores (nome dado aos atletas) precisam manter um dos pés no chão. A distância da prova é diferente de acordo com as categorias. Para as mulheres, são estabelecidos 20 Km. Já para os homens, 20 Km ou 50 Km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário