segunda-feira, 5 de março de 2012

05/03/2012 08h05 - Atualizado em 05/03/2012 08h33

Mundial Indoor reúne 172 países em Istambul e deve ter prévia de Londres

Sem Fabiana Murer e Maurren Maggi, delegação brasileira viaja com sete atletas para a Turquia; saiba quem é quem e confira os horários das provas

Por Helena Rebello Rio de Janeiro
Um estádio recém inaugurado, recorde de países inscritos e, provavelmente, uma prévia de alguns dos grandes favoritos dos Jogos de Londres. De 9 a 11 de março, 683 atletas de elite de 172 nacionalidades diferentes estarão em Istambul para a disputa do Mundial Indoor de atletismo. Defendendo as cores do Brasil, sete competidores estarão em ação em provas de saltos e de pista. Os canais SporTV e SporTV2 transmitem provas do evento, ao vivo, direto da Atakoy Athletics Arena.
estádio Atakoy Athletics Arena do Mundial de Atletismo Indoor na Turquia (Foto: Divulgação / Site Oficial)Atakoy Athletics Arena será o palco do Mundial Indoor de Atletismo na Turquia (Foto: Divulgação / Site Oficial)


Por se tratar de um ano olímpico, algumas das principais estrelas verde-amarelas da modalidade optaram por não disputar a temporada em pista coberta. Maurren Maggi treina em Madri para defender seu ouro olímpico em julho, enquanto Fabiana Murer abriu mão de defender o título conquistado em Doha, em 2010, para intensificar a preparação em busca do pódio na Inglaterra. Assim, caberá a Nilson André, Mauro Vinícius da Silva, Jéfferson Sabino, Ana Cláudia Lemos, Geisa Coutinho, Keila Costa e Gisele de Oliveira representar as cores da bandeira.
De outros países, estarão presentes grandes nomes como os campeões olímpicos Dayron Robles e Liu Xiang disputarão os 60m com barreiras, o campeão mundial Kirani James, dos 400m, o etíope Meseret Defar, que busca o pentacampeonato mundial indoor nos 3000 metros, os russos Andrey Silnov e Ivan Ukhov, do salto em altura, entre outros.
Mundial Atletismo Yelena Isinbayeva eliminatorias salto com vara (Foto: Reuters)Tricampeã mundial indoor, Yelena  Isinbayeva puxa
a fila de estrelas em Istambul (Foto: Reuters)
No feminino, a russa Yelena Isinbayeva, tricampeã mundial indoor e dona de 28 recordes mundiais no salto com vara, puxa a fila de estrelas inscritas no evento.
- Teremos vários postulantes à medalha de ouro olímpico em ação. O que espero são disputas maravilhosas dos estrangeiros agora, e que devem conseguir repetir o desempenho em Londres. Isto vamos ver até cansar. Dos brasileiros, porém, não espero grandes marcas ou performances em termos de medalha. Acho muito difícil, mas às vezes surge algo da onde menos esperamos. Tivemos a Keila (Costa) e o ouro incrível da (Fabiana) Murer em 2010, mas vai ser algo muito difícil dessa vez. Essa dificuldade em conseguir medalhas espelha a realidade deste momento do nosso atletismo. Sem grandes nomes, sem grandes esperanças – avaliou o comentarista Lauter Nogueira.

Inscrita nas provas do salto em distância e do salto triplo, Keila Costa concorda que a concorrência em Istambul dificultará muito a vida dos brasileiros. Mesmo sem Maurren pela frente em sua principal prova, a pernambucana prefere ter metas modestas e diz que vê a competição mais como uma etapa de sua preparação para Londres.

- Não é porque uma ou outra não vai que fica fácil. As americanas e as russas, que estão na ponta do ranking, vão estavam competindo na Europa, nos EUA e vão estar lá. Ainda tenho pouco tempo de treino com o Neilton (Moura, novo treinador) e pensamos até em não ir. Mas decidimos que seria bom para o programa de treinos. Em 2010 eu fui bronze e estou indo super bem neste início de ano. O salto é uma prova em que tudo pode acontecer.
Saiba mais sobre os brasileiros em Istambul
Nilson André – 60m
Nilson André no Troféu Brasil de Atletismo (Foto: Wagner Carmo/CBAt)
Carioca, foi finalista no revezamento 4x100m no Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, em 2011. Na mesma prova, foi ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e no Sul-Americano de Buenos Aires, onde também venceu os 100m rasos. Esta será a primeira vez que competirá em um Mundial Indoor. (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Mauro Vinícius da Silva – salto em distância
Mauro Vinicius Atletismo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
O paulista de Presidente Prudente disputará o primeiro mundial da carreira, mas conta com uma Olimpíada no currículo. Em Pequim, saltou 7,75m, não foi à final e terminou na 26ª colocação. No ano passado, saltou 8,27m e foi classificado entre os dez primeiros do ranking da Iaaf. Devido ao bom desempenho, foi pré-convocado pela CBAt para os Jogos de Londres. (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte)

Jéfferson Sabino – salto triplo

atletismo jefferson sabino salto triplo (Foto: Leonardo Velasco / Globoesporte.com)
Aos 29 anos, Sabino participou de quatro mundiais de atletismo. Em Berlim, em 2009, ficou em nono lugar. O paulista também disputou os Jogos de Pequim e ficou em 15º lugar. No ano passado, conquistou o bronze no Sul-Americano de Buenos Aires e o ouro nos Jogos Mundiais Militares. A melhor marca da carreira é de 2008: 17,28m. (Foto: Leonardo Velasco/Globoesporte.com)

Ana Cláudia Lemos – 60 m
ana claudia lemos atletismo (Foto: Fernanda Paradizo / ZDL)
Ana Cláudia é conhecida como a musa do atletismo brasileiro. Nas pistas, disputou os mundiais de Berlim, no revezamento 4x100m, e Daegu, nos 100m e 200m, mas não alcançou nenhuma final. Atual recordista brasileira e sul-americana nos 100m rasos, conquistou dois ouros no Pan de Guadalajara. (Foto: Fernanda Paradizo / ZDL)

Geisa Coutinho – 400 m
Geisa Coutinho treina para o Mundial da Turquia (Foto: Wagner Carmo/CBAt)
Nascida em Araruama, no litoral fluminense, Geisa começou no atletismo aos 17 anos. É a atual líder do ranking brasileiro nos 400m com o recorde pessoal de 51s08. Foi semifinalista no mundial de Daegu e assegurou uma vaga no Programa de Preparação para Londres-2012. Ainda em 2011, conquistou três ouros nos Jogos Mundiais Militares, um bronze (400m) e uma prata (revezamento 4x400m) no Pan de Guadalajara. (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Keila Costa – salto em distância/triplo

Keila Costa na prova de salto em distância nos Jogos Militares (Foto: Bruno de Lima / Divulgação)
A pernambucana conquistou a medalha de bronze no Mundial Júnior de atletismo de 2002 e disputou as Olimpíadas de Atenas e Pequim, tendo alcançado a final em 2008 – terminou em 11º ao saltar 6,43m. Em 2010, cravou 6,63m e faturou o bronze no Mundial Indoor de Doha, no Qatar. Nesta temporada, trocou de clube e de treinador. (Foto: Bruno de Lima/Divulgação)

Gisele de Oliveira – salto triplo

Gisele Lima de Oliveira atletismo (Foto: Wagner Carmo / CBAt)
Nas Olimpíadas de Pequim, Gisele foi a 23ª colocada no geral. No Mundial de Berlim, em 2009, foi finalista. A gaúcha fechou 2011 em segundo lugar no ranking brasileiro, com 14,12m, atrás apenas de Keila Costa, com14,24m. (Foto: Wagner do Carmo/CBAt)


Provas com brasileiros (horário de Brasília)*
Sexta-feira
04h30m e 05h50m - salto triplo feminino - eliminatórias
12h35m - 60m masculino - eliminatórias
13h20m - salto em distância masculino - eliminatórias
14h50m - 400m feminino - semifinal
Sábado
04h35m - Salto triplo masculino - eliminatórias
05h10m - 60m feminino - eliminatórias
06h45m - salto em distância feminino - eliminatórias
12h05m - salto triplo feminino - final
12h30m - 60m masculino - semifinal
13h40m - 400m feminino - final
13h50m - salto em distância masculino - final
15h - 60m masculino - semifinal
Domingo
09h05m - salto em distância feminino - final
09h15m - 60m feminino - semifinal
11h10m - salto triplo masculino - final
12h05m - 60m feminino - final

*Presença nas semifinais e finais dependem da classificação dos atletas nas eliminatórias

Nenhum comentário:

Postar um comentário