segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Sem apoio, talento do atletismo da Paraíba 'migra' para o Rio de Janeiro

'Eu não sei o que é Bolsa Atleta', revela Teresa Madalena, que deixou João Pessoa no fim do ano passado em busca de estrutura para treinos no Rio

Por Larissa Keren Rio de Janeiro
Desde de dezembro de 2011 que a jovem corredora Teresa Madalena está treinando no Rio de Janeiro. Paraibana, ela teve que deixar o seu Estado  por falta de apoio. Segundo a atleta, seus resultados não foram bons no ano passado porque há dois anos ela não recebe o patrocínio do  'Bolsa Atleta', principal programa de incentivo do Governo.
Além disso, Teresa afirma também que é difícil conseguir patrocínio das empresas privadas do estado. E muito por isto deixou a Paraíba para trás.
- Eu não sei o que é Bolsa Atleta. Faz tempo que tenho direito, mas nunca nem vi a cor do dinheiro. Eu ia para as competições com o dinheiro das premiações que ganhava em outras corridas – declarou.
teresa madalena do atletismo (Foto: Acervo Pessoal)Teresa Madalena deixou a Paraíba no fim do ano passado (Foto: Acervo Pessoal)
Teresa tem 18 anos e já tem alguns bons resultados no seu currículo, como duas medalhas de bronze nas Olimpíadas Escolares de 2009 e 2010 e um terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo de Menores de 2010. No entanto, em 2011 sua melhor colocação foi um quinto lugar no Brasileiro Sub-23.
Eu não sei o que é Bolsa Atleta. Faz tempo que eu tenho direito, mas nunca vi a cor do dinheiro"
Teresa Madalena
Há dois meses na capital carioca, a paraibana ainda não conseguiu o patrocínio que foi buscar. Mas já contabiliza bons resultados, como o terceiro lugar nos 5km da Corrida de São Sebastião, evento feito em homenagem ao aniversário do Rio de Janeiro, além de ter sido recrutada para treinar na equipe Pé de Vento, uma das mais estruturadas da cidade.
- Eu vim para o Rio por conta própria. Mas mandei um currículo para a Pé de Vento, que é uma equipe de atletismo tradicional aqui. Agora estou treinando para as próximas corridas – disse.
Teresa está morando na casa de familiares no Rio de Janeiro. Mas a atleta tem planos de se mudar para Petrópolis. A paraibana afirmou que está até procurando escola para se matricular na cidade serrana.
- Petrópolis é melhor para treinar por ser mais frio do que aqui no Rio. Estou fazendo o terceiro ano do ensino médio e quero conciliar os treinamentos com os estudo. Pretendo fazer vestibular para medicina ou educação física – disse.
teresa madalena do atletismo (Foto: Acervo Pessoal)Teresa ficou em terceiro lugar na Corrida de São Sebastião (Foto: Acervo Pessoal)
Fonte. globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário