terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Desafio da Paz une elite e amadores em prova festiva nas ruas da Rocinha

Corrida de 5km leva dois mil participantes à comunidade em dia chuvoso e de muita festa. Marílson Gomes dos Santos e Franck Caldeira prestigiam evento

Por Luisa Prochnik Rio de Janeiro
Aos gritos de “Rocinha, Rocinha”, corredores animados desceram os metros finais da Via Ápia, na comunidade localizada no Rio de Janeiro. Com eles, dois grandes atletas sorriam, e também batiam palmas, acompanhando o ritmo da festa: Marílson Gomes dos Santos, melhor fundista do país, e Franck Caldeira, maratonista campeão dos Jogos Pan-Americanos do Rio. Todos estavam participando do Desafio da Paz, evento cujo nome já explica o motivo da comemoração. A prova foi uma corrida de 5km que largou na Gávea, atravessou a comunidade e chegou na parte baixa da Rocinha.
franck caldeira e marilson dos santos com atletas no Desafio da Paz na Rocinha (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Marílson e Franck fazem festa ao lado de corredores locais (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)
Ano passado, a Rocinha passou pelo processo de pacificação. E, assim como aconteceu com o Complexo do Alemão, o AfroReggae organizou uma corrida. A ideia por trás do evento não é apenas a integração morro e asfalto, mas defender e divulgar o esporte como ferramenta de socialização e mostrar as oportunidades que a atividade física pode trazer à comunidade, não só como opção profissional, mas por proporcionar um estilo de vida mais saudável. Dois mil corredores, sendo 500 da Rocinha, participaram da prova que aconteceu sob forte chuva.
franck caldeira e marilson dos santos com atletas no Desafio da Paz na Rocinha (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Marílson e Franck participam de festa nas ruas da
Rocinha (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)
Desde que confirmou presença na prova, Marílson afirmou que não ia correr para competir. Já classificado para a maratona, nas Olimpíadas, o fundista está com calendário apertado e treinos específicos para grandes distâncias. A proposta do corredor era participar da prova para comemorar, ao lado de outros atletas e dos moradores, a nova etapa da Rocinha.
- Gostei bastante, paisagem diferente e muita gente ao longo do caminho incentivando. Torço para que pegue essa moda de provas em comunidade e que elas incentivem a prática de atividade física – disse o corredor após a chegada.
franck caldeira com atletas no Desafio da Paz na Rocinha (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Franck Caldeira: corredor bem humorado
(Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)
Franck Caldeira foi o campeão da primeira edição do Desafio da Paz, no Complexo do Alemão. Mas, assim como Marílson, ele também não veio para disputar as primeiras posições na corrida deste domingo, na Rocinha. Franck está determinado a tentar o índice e se juntar a Marílson em Londres. Mas, mesmo assim, fez questão de parar os treinos para participar da prova.
- Não tem motivo para não estar aqui. Abri exceção para participar da prova. Já tive essa oportunidade de prestigiar o Complexo do Alemão e agora quis correr aqui. Acredito que só o esporte é capaz de mudar nosso país – disse Franck, corredor sempre muito bem humorado.
Corrida disputada e escorregadia
atletas no Desafio da Paz na Rocinha (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Gilmar e Giovani chegam cansados após prova
disputada (Foto:Luisa Prochnik/Globoesporte.com)
Outros fortes corredores da elite estavam lá para prestigiar o evento, mas também para competir. A forte chuva não assustou os atletas que aproveitaram o trecho final de descidas para acelerar e buscar a vitória. E a prova foi muito disputada entre os homens. Gilmar Silvestre, Giovani dos Santos, ambos da equipe Pé de Vento, e Cosme Ancelmo de Souza, atleta da Appai, foram juntos até bem próximo à linha de chegada. A ladeira final serviu para dar ainda mais velocidade aos atletas, proporcionando uma chegada emocionante.
ferimento de atleta no Desafio da Paz na Rocinha (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Gilmar exibe seu machucado em consequencia da
queda (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)
Gilmar, perto do fim, caiu, mas conseguiu se levantar e chegar em primeiro. Seguido de Giovani dos Santos e de Cosme.Os três passaram pela linha de chegada exaustos. Gilmar sofrendo com as dores da queda. Giovani, que assim como Gilmar chegou a sair de maca, e Cosme precisaram de apoio da equipe médica.
No feminino, a primeira colocada foi a tanzaniana Jackeline Juma Sakilu. A segunda corredora foi a brasileira Maria Zeferina Baldaia, seguida de Márcia Narloch. Baldaia era só sorrisos e beijos na medalha. Primeira vez que ela participa de uma prova dentro de comunidade, Baldaia disse que ficou muito feliz em prestigiar a corrida e incentivar que jovens conheçam e pratiquem esporte.
atletas no Desafio da Paz na Rocinha (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Rainha da Rocinha: Alba vence a segunda seguida
(Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)
Alba Valéria de Menezes, 47 anos, pode ser chamada de Rainha da Rocinha. A corredora foi a vencedora entre corredores da comunidade na prova do domingo passado, Rocinha de Braços Abertos, e, novamente, terminou em primeiro lugar. Ela contou que a chuva foi fator positivo na corrida, já que, segundo a atleta, correr debaixo de sol é mais difícil. E, no mais, Alba tem uma grande vantagem: todos os dias em que volta do trabalho, em Ipanema, a empregada doméstica corre no mesmo percurso onde foi realizado o Desafio da Paz.
atletas no Desafio da Paz na Rocinha (Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)Técnico de corrida, Leonardo aprova percurso
(Foto: Luisa Prochnik / Globoesporte.com)
Leonardo Schwab era só elogios à prova. Professor de educação física e técnico de corrida ele descreveu a competição como "sensacional". Com relação à chuva, Leonardo contou que a prova acabou ficando ainda mais complicada. Temida por muitos corredores, as descidas são inimigas do joelho e, molhadas, como hoje, são lugares perigosos para escorregões e quedas. No entanto, experiente, Leonardo disse que ter atenção ao longo das passadas pemitiu descer com rapidez e segurança.

Resultados:
Categoria Geral
Feminino
1º - Jackeline Juma Sakilu
2º - Maria Zeferina Rodrigues Baldaia
3º - Márcia Narloch
Masculino
1º - Gilmar Silvestre Lopes
2º - Geovani dos Santos
3º - Cosme Ancelmo de Souza
Categoria Comunidade
Feminino
1º - Alba Valéria
2º - Andressa de Mesquita Nascimento
3º - Maria Luiza da Silva Vido
Masculino
1º - Marcio Souza
2º - Luiz Henrique da Silva Fonseca
3º - Ricardo Marinho da Silva

fonte. globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário